segunda-feira, 1 de agosto de 2016

estação

balada da dança

   Danças da Região Centro Oeste
Dando seguimento as nossas pesquisas sobre Dança Folclórica Brasileira, vamos viajar para a região centro oeste e constatar mais uma vez que nosso povo é muito rico em diversidade e cultura, extremamente linda, no que tange a dança. Essa arte enraizada no âmago da nossa sociedade.
Não deixe de fazer o seu comentário logo abaixo sobre o que acha da dança folclórica. Participe e enriqueça ainda mais nossa cultura.

maromba:

Resultado de imagem para maromba dança

forró pé de serra:
 É a expressão utilizada para designar as bandas de forró de estilos mais tradicionais (xotebaião e arrasta-pé) e diferenciá-las dos estilos mais modernos, que usam instrumentos elétricos.
O forró pé-de-serra designa um estilo com sonoridade de músicos tradicionais do interior do nordeste brasileiro e principais representantes da música, como Sivuca,Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Possui como instrumentos característicos o acordeonzabumba e triângulo.
Resultado de imagem para forró pé de serra desenho

xote:
 É uma cadência musical que tem como ancestral uma dança de salão portuguesa. Este ritmo nasce, porém, na Alemanha, originalmente intitulado Schottisch, termo alemão que traduzido tem o sentido de ‘escocesa’, embora não guarde nenhuma relação com a Escócia. Ao criarem esta expressão, os alemães se referiam à polca escocesa, da maneira como era vista por este povo.
Resultado de imagem para xote

carreirinha Duas Dama:

Resultado de imagem para carreirinha duas dama

sete voltas:

Resultado de imagem para carreirinha sete voltas

Baião:é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é  O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão(também chamado de sanfona). A rabeca é apontada como o instrumento característico do Baião, dada a sonoridade lembrar a da sanfona que por sua vez seria a mais identificado quando o ritmo se tornou conhecido nacional e internacionalmente. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.
Foi na segunda metade da década de 1940 que o baião tornou-se popular, através dos músicos e radialista Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”), abrindo caminho para outros artistas que ficariam muito conhecidos como Sivuca e Carmélia Alves.
O baião ainda influenciaria o trabalho de muitos artistas contemporâneos, tendo renascido o interesse pelo gênero ainda na década de 1970 com o advento da "Tropicália" e como influência marcante nos trabalhos de músicos nordestinos desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário